Bitcom levou soluções de segurança cibernética e conectividade para a 31ª Mercopar

O Brasil ocupa atualmente a 2ª posição entre os países latino-americanos com mais ocorrência de ataques cibernéticos. O alerta às empresas é um dos principais temas que vem sendo tratados pela Bitcom durante a 31ª Mercopar, além de ser a provedora oficial de internet do evento. A empresa faz parte do Grupo gaúcho RazaoInfo, que nasceu em Passo Fundo e tem investido na infraestrutura de rede da Serra Gaúcha.

A demanda pela conexão durante a Mercopar foi intensa: a Bitcom instalou 170 pontos de rede cabeada e Wi-Fi para as empresas, além da Wi-Fi aberta que registra mais de 1 Gbps de tráfego diariamente. Como um evento voltado à inovação e tecnologia, quase tudo nos pavilhões da feira dependem da internet, seja para fazer negócios, promover competições de startups ou receber visitantes.

O espaço da Bitcom na Mercopar tem atraído gestores preocupados em reforçar a segurança digital dos seus negócios. A equipe presta orientação através de pitches com a fabricante nacional Blockbit para explicar como deve ser a mentalidade voltada à proteção e os principais tipos de ataques que ocorrem: sequestro de dados para resgate em bitcoins, exposição das marcas, deletar dados, espionagem empresarial, entre outros.

Proteção é necessária

Com a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a necessidade de proteção ficou ainda maior: se as empresas não cumprirem as regras, podem ser punidas. Entre as soluções, o SD-WAN e Firewall tem se destacado. O SD-WAN (Software Defined Wide Area Network) é uma abordagem moderna de conexão em rede que reduz os custos operacionais utilizando múltiplos links simultâneos com inteligência artificial sem a necessidade de manter uma WAN em uso. Já o Firewall atua como um filtro entre a conexão com a rede e o dispositivo, identificando ameaças.

O Head Corporativo do Grupo, Joares Rodrigues, explica que deve ser avaliado cada caso para entender a necessidade de segurança e minimizar os riscos. “A tendência é de que o vazamento de dados e outros incidentes de segurança sigam aumentando, porque há cada vez mais recursos para atacar. Por outro lado, também existem os mecanismos de segurança, que devem ser o foco das empresas e governos para evitar perdas financeiras e sanções”, destaca.

Expansão na Serra

Com essas e outras soluções, o Grupo RazaoInfo tem ampliado a sua atuação no Rio Grande do Sul. Em 2021, disponibilização de serviços e infraestrutura foi reforçada principalmente em Caxias do Sul, Gramado, Canela, Farroupilha, São Francisco de Paula, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi, onde a Bitcom já atuava. Em 2023, a meta é ampliar em 30% a base de clientes corporativos na Serra Gaúcha.

A Gerente de Marketing do Grupo, Roberta Borgonovi, salienta que tem sido realizado um trabalho intenso e ágil para aprimorar e ampliar a fibra ótica nos bairros da região, especialmente em Caxias do Sul. A estrutura está sendo renovada e o objetivo é reforçar também os laços com a comunidade. “O propósito não é apenas a conexão de internet, mas de pessoas e ideais, trazendo um impacto positivo para todos”, destaca.

O Grupo RazaoInfo possui 25 anos de atuação. Em 2021, adquiriu a Vetorial, na zona sul do Estado, e a Bitcom, na Serra. O foco da atuação nas duas regiões tem sido atender ainda melhor os antigos clientes e abranger novas regiões.

Join the discussionSHARE YOUR THOUGHTS

Share via
Copy link
Powered by Social Snap